Os Sentidos: A porta de interacção do mundo externo com o interno

2 de Julho, 2025

Certamente sempre ouviu que possuímos 5 sentidos: tacto, audição, olfacto, paladar e visão, que são os responsáveis por proporcionar estímulos do exterior ao nosso corpo. Ficaria muito surpreendido, se lhe disséssemos que existem 8 sentidos?

Sim, o nosso corpo possui 8 sentidos!!

Além dos 5 anteriores, possuímos o Vestibular, a Propriocepção e a Interocepção, que nos dão informações sobre o que está acontecer no nosso corpo e no mundo, que são fundamentais quando falamos no desenvolvimento infantil, já que desempenham um papel essencial na capacidade da criança de interagir com o mundo ao seu redor e na formação de uma base sólida para habilidades mais complexas, como por exemplo as capacidades académicas esperadas.

Quando falamos em intervenção infantil é fundamental a compreensão e o impacto de cada um destes sistemas sensoriais.

Os estímulos sensoriais estão presentes em todos os momentos da vida desde o início da vida, inclusive na vida intrauterina. Quando falamos de Integração Sensorial referimo- nos ao processo pelo qual o cérebro organiza e interpreta as informações sensoriais recebidas do ambiente (Lane, et al. 2019). Segundo Mulligan, Douglas, & Armstrong (2021), o processamento e a integração sensorial são funções complexas do neurodesenvolvimento que permitem que as crianças regulem, percebam, discriminem e usem informações sensoriais experienciadas no ambiente e internamente, levando-as a responder, aprender e adaptar-se efectivamente ao longo da vida. Somos portanto seres com uma vida sensorial.

Assim sendo, vejamos, sucintamente, cada sistema:

  1. Sistema Táctil
    apresenta os seus receptores na pele e é responsável por nos fornecer informações sobre o que tocamos e sobre o que toca no nosso corpo, bem como pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos.
  2. Sistema Vestibular
    é formado por um conjunto de órgãos localizado no ouvido interno, sendo responsável pelo equilíbrio e pela orientação espacial. Detecta as informações importantes como oscilações, alterações gravitacionais, movimentação e deslocações do corpo no espaço. Trata-se de um dos sistemas crucial para o desenvolvimento infantil, ajudando na organização das sensações de outros sistemas sensoriais.
  3. Sistema Proprioceptivo
    é responsável pela consciência corporal, permitindo perceber a força exercida pelos músculos, posição de cada parte do corpo em relação às restantes bem como a orientação do corpo no espaço.
  4. Sistema Auditivo
    é responsável por reconhecer os sons do ambiente, realizar o processamento e discriminação auditiva. A captação auditiva está interligada a outros sentidos, como o vestibular, visual e proprioceptivo, para podermos interpretar os sons significativos para nós, como os sons da fala.
  5. Sistema Gustativo
    tem os seus receptores na língua, sendo responsável por reconhecer o sabor e distinguir doce, salgado, amargo e azedo. Desengane-se é se considera que este é o único sistema activado para a alimentação. O ato de comer implica o sistema interoceptivo (reconhecimento do sinal de fome), gustativo, olfactivo, táctil (textura e temperatura do alimento) e proprioceptivo (consistência).
  6. Sistema Olfactivo
    assegura a captação e reconhecimento de odores. Considerado um sistema protectivo e encontra-se intimamente ligado ao sistema gustativo.
  7. Sistema Visual
    tem os seus receptores na língua, sendo responsável por reconhecer o sabor e distinguir doce, salgado, amargo e azedo. Desengane-se é se considera que este é o único sistema activado para a alimentação. O ato de comer implica o sistema interoceptivo (reconhecimento do sinal de fome), gustativo, olfactivo, táctil (textura e temperatura do alimento) e proprioceptivo (consistência).
  8. Sistema Interoceptivo
    trata-se do sistema ainda menos estudado, sendo os seus receptores internos ao corpo. A interocepção refere-se à percepção dos estados internos do corpo, como fome, sede, vontade de ir ao WC, cansaço e dor.

Quando são registadas alterações em um ou vários sistemas sensoriais, encontramo-nos perante uma Disfunção do Processamento Sensorial, que apresenta um impacto negativo na capacidade de gerar respostas adaptativas adequadas ao meio e consequentemente a problemas de desempenho ocupacional. Mulligan, Douglas, & Armstrong, 2021, referem que a revisão de estudos epidemiológicos, apontam para uma prevalência das Disfunções do Processamento Sensorial entre 5 e 16% das crianças na população em geral, sendo que esses valores aumentam para 60 a 90% em crianças com condições de Neurodesenvolvimento coexistentes.

Perante a presença de uma Disfunção do processamento sensorial são os Terapeutas Ocupacionais com especialização em Integração Sensorial os profissionais mais indicados para intervir.

Se considera que o seu filho pode ter alterações no processamento sensorial, contacte- nos e solicite uma avaliação especializada.

Referências

  • Lane, S. J., Mailloux, Z., Schoen, S., Bundy, A., May-Benson, T. A., Parham, D., & Smith- Roley, S. (2019). Neural Foundations of Ayres Sensory Integration.

  • Lopez Juez, M. (2019). Audición, comportamiento y aprendizaje (e-book). Mulligan, S., Douglas, S.

  • Mulligan, S., Douglas, S., & Armstrong, C. (2021). Characteristics of Idiopathic Sensory Processing Disorder in Young Children.

Por Artemiza Viana

Posts Relacionados