Terapia da Fala
A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.
A Terapia da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
O que faz o
terapeuta da fala?
“O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos,
tendo por objectivo geral optimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo,
melhorando, assim, a sua qualidade de vida”
(ASHA, 2007)
Nunca é cedo demais nem tarde demais para tratar os problemas identificados pela família, profissionais de saúde e outros meios sociais.
O Terapeuta da fala tem um papel fundamental no desenvolvimento de competências que envolvem as funções mais primárias de alimentação e comunicação, que serão uma das chaves para o seu crescimento.
A criança é vista como um todo, desde o brincar, a forma como integra e partilha o meio à sua volta. O período entre os 3 e os 5 anos é critico para o desenvolvimento do processo de organização da informação que o mundo lhes dá pelos sentidos, pelas suas experiências ambientais, e permite adquirir aprendizagens sociais e de linguagem, numa fase fulcral para a modelação das estruturas.
Deve-se, portanto, estar alerta a todo o tipo de respostas que a criança dá e a forma como as comunica ao meio social. O trabalho do terapeuta da fala nestas idades incide no desenvolvimento de atividades de prevenção, intervenção direta, como no aconselhamento às famílias e meios integrantes da vida da criança, no sentido de fornecer estratégias de atuação diária.
Terapia, reabilitação e aconselhamento
- O jovem em crescimento
-
Na sua idade escolar, precisa desenvolver capacidades não só de linguagem oral como de leitura e escrita. O Terapeuta da Fala trabalha a consciência dos sons, a construção frásica e a adaptação da linguagem à fala e à escrita.
- Na idade adulta
-
O foco de intervenção incide maioritariamente em patologias adquiridas, seja pós AVC, TCE, demências, ou em qualquer pessoa com alterações de comunicação e deglutição.
Áreas de trabalho
Somos especializados nas mais diversas áreas de trabalho
- Comunicação e linguagem na criança
-
“O meu filho de 2 anos, compreende tudo, aponta, mas tende a isolar-se nas brincadeiras e tem dificuldades de expressar o que quer"
“Tenho um aluno com 4 anos, o qual tenho dificuldade de entender, usa principalmente palavras isoladas para falar”.
“Tem dificuldades em parar para ouvir as instruções”.
O trabalho na linguagem na criança implica o reconhecimento precoce de alterações de desenvolvimento global. Tem-se em atenção não só o desenvolvimento das componentes da linguagem, mas principalmente as formas de melhorar o desempenho comunicativo com os pares sociais.
Tem-se em conta todos os parâmetros de análise do desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios e sua motricidade e que culminam na produção de voz e fala. - Motricidade oro facial nas crianças
-
“O meu filho está sempre com a boca aberta porque respira pela boca”
“O dentista da minha filha diz que a menina tem mordida cruzada e aconselhou a fazer terapia da Fala”
O Terapeuta da fala vai atuar no aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios, mandíbula, bochechas, rebordo alveolar, dentes e palato duro).
Trabalha alterações musculares ou de função que possam alterar a respiração ou a fala, tão importantes para a comunicação. Desenvolve também as capacidades de mastigação e deglutição desde tenra idade, fundamentais para a alimentação e crescimento saudável.
- Linguagem e fala no adulto
-
“O meu pai teve um AVC que lhe afetou a fala”
A afasia manifesta-se por dificuldades na compreensão e expressão da linguagem. As pessoas com esta condição não conseguem manter uma conversa ou até comunicar pedidos devido a uma lesão neurológica que afetou esta capacidade fundamental do ser humano.
A disartria é uma condição que se manifesta numa fala imprecisa, com dificuldades em controlar os movimentos dos músculos da boca e face.
Pode resultar, por exemplo, após diagnóstico de Parkinson, AVC, esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica. - Deglutição no adulto
-
“Tenho me engasgado várias vezes a beber água e não sei porquê”
“O meu pai está com demência e afetou a capacidade de engolir. Só come comida passada”
“Tive um AVC há 3 meses e ainda não consigo beber água sem espessante ou comer uma comida normal”
A Disfagia é um sintoma resultante da dificuldade em deglutir (engolir) água ou líquidos, manifestando-se por engasgo tosse e outros sinais que podem não ser visíveis.
Pode provocar desnutrição, broncoaspirações e em casos mais graves a morte. As causas podem ser muitas, mas o mais importante é procurar ajuda especializada de forma atempada.
O Terapeuta da Fala irá fazer mudanças de dieta, que não passam necessariamente por recomendar comida passada. Indica estratégias ao nível das posturas, manobras compensatórias e exercícios de reabilitação desta função.
Marcação
Para fazer a marcação de uma consulta na área da Terapia da Fala, preencha o formulário abaixo com as informações necessárias. Após o envio, vai receber um email a confirmar a solicitação de marcação.